Mais duas
almofadas de recordação ficaram prontas. E, ao fazer a última, fiz um PAP. Quem sabe alguém se anima a fazer um presente de Natal personalizado?
(Nas imagens, as fotos estão propositalmente desfocadas, só para colocar aqui, pois não são minhas, ok? No original, estão bem nítidas!)
Esta foi para um menino de 9 anos.
Esta, para uma amiga…
Vou mostrar um PAP do meu jeito – sem instrumentos especiais, sem máquina de pesponto… para algumas pessoas, será o óbvio. Para outras, quem sabe ajuda!
1) Montagem das fotos: eu faço no power-point e salvo como figura depois; mas você pode usar qualquer programa em que possa editar figuras. Pode ser uma foto apenas ou quantas quiser e conseguir incluir! Também pode ser mantida a cor original, ou transformar em preto e branco, sépia, dentre outros. Para almofadas de 40X40cm, faço a montagem de 25X25cm.
2) Impressão da montagem: eu faço impressão direta. É mais cara, mas é um tipo de impressão que pode ser passada e lavada… e não estraga. Eu levo a montagem e o tecido na empresa que faz a impressão. Como passar o tecido ao fazer patchwork é importante, essa é uma impressão interessante. Mas também pode ser usado o transfer, feito em casa ou naquelas casas que imprimem em camiseta e outros objetos.
3) Escolha dos tecidos: as cores das imagens dão a pista para escolher os tecidos… as preferências da pessoa também podem ajudar. Veja que nesta, do menino, foram utilizadas 4 estampas; já na outra, apenas 2 tipos de tecido. Podem ser mais estampas também…
Ah, e não esqueça de lavar o tecido antes de usar – isso evita que ele encolha depois e fique deformado (quando o trabalho é lavado).
4) Cortar as tiras para fazer o patchwork: Vejam que meu instrumental é aquilo que todo mundo tem em casa. Claro que, quem tem aquelas bases com medidas, o cortador circular… deve facilitar! Neste caso, a largura foi de 5cm. O ferro precisa estar sempre ali – pois o tecido liso facilita o trabalho e garante o bom acabamento.
5) Costura: sempre coloque o direito do tecido sobre o direito do outro para costurar. Se errar, vai ter que abrir, como foi meu caso nesse dia…! A costura deve ser na mesma distância da borda, em todas as partes costuradas, para não ficar fora do esquadro!
6) Preparo para o pesponto: após concluir a parte da frente da almofada, fazer um “sanduíche”, colocando uma manta acrílica entre a parte trabalhada e um forro. Assim com o pesponto – que eu faço a mão porque não tenho a máquina pra isso – dá o efeito do fofinho. Mas antes, alfinete e faça uns pontos grandes para firmar o tecido!
7) Parte de trás: para fazer no formato envelope, prepare duas partes, de forma que uma fique sobre a outra. Faça todos os detalhes antes de fechar – nesse caso, fiz um bolsinho e uma alcinha para o botão. O fechamento deve ser feito com o direito da parte de trás sobre o direito da parte da frente!
8) Acabamento: Ainda podem ser colocados outros acessórios, como nesta de minha amiga, na qual coloquei um botão da Duna Atelier… depois é só virar, fazer uma almofada simples com enchimento (uso plumante de fibra siliconada) e pronto!
Já mostrei essa ideia da almofada de recordações em outros post. Veja aqui.
E achei muito legal que a Bárbara do blog
De.Cor.Ação e a Fernanda do
O melhor é fazer, já se inspiraram e fizeram suas almofadas. Dêem uma espiada lá! Então, quem fizer, mostra depois! E a próxima Galeria de Criações Compartilhadas, será de fuxicos, patchwork, costuras e afins… e poderão estar lá!
Por enquanto, participe da Galeria das joaninhas… clique no selinho!
Adorei sua idéia,e muito obrigada por compartilhar conosco.Parabéns!!!