Desde que me conheço por gente eu sou artesã – ou, pelo menos, amante do artesanato.
Nas minhas memórias mais antigas estou pintando, desenhando, mexendo nos apetrechos de costura da minha mãe, organizando e brincando com as ferramentas do meu pai, olhando minhas avós crochetando ou bordando, observando meu avô materno sapateiro ou meu avô paterno se aventurando em bordado e outras manualidades.
Isso fez com que eu fosse gerando repertórios e desejos em todos os tipos de técnicas. E desde muito cedo fui experimentando e colecionando diferentes materiais e diferentes artesanatos. Meus presentes para a família e amigos, desde cedo, foram confeccionados por mim. Presentes de aniversários, batismos e casamentos foram feitos com cores, materiais diversos e muito envolvimento.
Hoje o foco do atelier são brinquedos artesanais e peças que se agregam, com panos e fios.
No entanto, as vivências com outras peças estão presentes em meu atelier… e eu quero trazer elas de volta, por meio do BAÚ DO ATELIER. Entendo que elas podem me inspirar e inspirar outras artesãs. Essa também foi a essência do BLOG – e faz tempo que quero resgatar o blog …
Ao mesmo tempo que trago de vola as minhas memórias, quero fazer o link com pessoas que vivem e ensinam essas outras técnicas. Assim, se brinquedos artesanais não são o teu interesse, quem sabe te animas em alguma outra técnica?
Uma coisa eu sei: artesanato é vida, é terapêutico. É ter a alegria do “eu que fiz”. É resgatar o manual, as manualidades com novas possibilidades. E poder aprender por meios tecnológicos, com cursos online – é um avanço que se pode aproveitar, e muito!
Vem comigo? Logo, logo, as coisas sairão do baú…