Pode ser
- um atelier
- ou uma mesa na cozinha, na sala ou no quarto
- ou uma caixa de materiais que sai do armário quando tu vais fazer teu artesanato …
mas uma coisa é certa:
seja qual for o espaço que usamos, precisamos de organização!!!
Com a organização dos materiais e das ferramentas, a gente sente muito mais vontade de fazer as coisas, e também consegue se organizar melhor nas tarefas do dia-a-dia, conciliando todas elas. Não tem que ser aquela “neura” de nada fora do lugar… até por que atelier de revista, só na revista, né?
Mas… umas dicas a partir do que fui fazendo no meu atelier. {Aliás, hoje tenho um atelier – mas comecei com um cantinho na sala, tipo 30cm x 80cm, quase nada. E isso nunca me impediu de fazer artesanato!}
1 – Aproveitar cada cantinho disponível, mas deixar o espaço para sentar e trabalhar, sempre vazio.
Não é muito fácil deixar o lugar de trabalhar sempre vazio. Meu lugar de preparação das peças (passar tecido, cortar, passar molde…) é essa bancada. Tenho que me disciplinar pra deixar ela vazia – fácil, fácil, ela se enche. Mas aí, se fica com coisas por ali, antes de começar um trabalho sempre “perco” tempo fazendo ordem primeiro!
Podes ver que junto na bancada tenho o que preciso ali: nesse organizador que fiz com jeans (falei mais sobre ele aqui), deixo tesouras, as lâminas de corte, enchedores de boneca, pinças pra virar as peças.
Ali ficam os rolos dos tecidos que usamos bastante por aqui – e também ficam as réguas, junto com a base de corte. Como dá pra ver na primeira imagem, aproveitei as pontas das varas do tecido, e pendurei cestos organizadores (amoooo, já deu pra notar ????). Ali tem canetas, pequenas estampas, brindes para clientes… apetrechos que precisamos na hora de embalar os produtos do atelier.
2 – Definir lugares ou setores para cada tipo de coisa – assim fica fácil de achar e fácil de arrumar de novo!
Já deu pra ver que tudo que está ali pela bancada, preciso por ali mesmo, né? Mais pra esquerda da bancada, tenho a tábua de passar roupa (até ela tem girassol, viu?) e também o balancim, para forrar botões.
Então, o ferro fica por ali… e todos os acessórios para forrar botões ou colocar botão de pressão ou ilhoses, ficam ali, nessas caixinhas coloridas. (ops, ali tem mais cestos…)
Caixas, aliás – são aliadas grandes pra organizar no atelier: podem ser reaproveitadas como estas, ou de papelão (dá pra encapar legal!) – ou mesmo caixas organizadoras transparentes.
3 – Aproveitar a parede: aquilo que está ali, não fica no meio do caminho
Minhas paredes não tem mais lugar vazio, deu pra ver, né? (nem no atelier, nem em lugar algum aqui em casa…). Um dos motivos, é que o que está ali, fica organizado, não tira espaço do chão e é fácil de pegar. Atrás da máquina de costura, tem uma estante com mais caixinhas (ganhei todas da Márcia Balz, que junta elas pra nós, antes de irem pro lixo no trabalho dela!) – e são perfeitas para colocar os diversos tipos de etiquetas da LudYx.
E bem acima, algumas caixas com os tecidos menores, organizados por cores (eu sou alta, mas preciso de uma banquetinha pra ajudar, mesmo assim!) 🙂
Então, quais são os teus truques de organização?
Ou, quais são tuas maiores dificuldades pra se organizar?
E se quiseres mais ideias, podes ver minhas pasta de “organização” no Pinterest, aqui – quase todas ideias são para o atelier, ou podem ser adaptadas!
E se tu gostaste da ideia dos cestos, faz alguns pra ti!
E, depois de aprender, podes acrescentá-los aos teus produtos – tem até promoção de Páscoa pra quem se inscreve no curso até 23/março/2018!!! Só clicar aqui e ver detalhes!
Garanto, vai ser divertido!!!
Pingback: Como levar as pessoas a valorizarem teu artesanato? – criacoesemfamilia
Só idéias maravilhosas…
Dá muito mais prazer trabalhar em um lugar organizado!
Obrigada!
❤
Né? Me dá agonia quando as coisas estão bagunçadas. Não rendo!!!
Obrigada, querida 🙂