BRINQUEDO SEGURO
Fazer brinquedos artesanais e brinquedos interativos, tornou-se uma paixão no Atelier. Faz algum tempo, e vários fatores contribuíram para isto (saiba mais aqui).
Junto com a vontade de fazer isso acontecer, veio a preocupação com a segurança do brinquedo. Fui estudar, aprender e achar os caminhos. Foram meses de preparação e criação. Teve gente estudando comigo. E foram muitas idas e vindas até achar o caminho das pedras, por diversos órgãos relacionados ao processo.
Fato é que brinquedos, por lei, são produtos com certificação compulsória.
Veja bem, brinquedos podem ser confeccionados e vendidos no mercado informal – na relação entre a artesã / o artesão e quem compra. E isso também nada tem a ver com produto inédito e, sim, com a questão de que este jeito de fazer, essa produção foi submetida à avaliação e o brinquedo foi considerado seguro.
Se a gente pensa em entrar no mercado formal, isto é, em lojas especializadas, o brinquedo precisa ser certificado. Sem isto, brinquedos artesanais não podem ser comercializados no mercado formal.
Assim, para valorizar o artesanato, para levar adiante o projeto de produzir brinquedos, é que decidimos encarar esse processo – e nossos brinquedos têm selo de segurança. Confira, na página de cada brinquedo, a informação a respeito. Outros, ainda serão certificados.
Selo de certificação de segurança: uso exclusivo dos brinquedos confeccionados pela empresa certificada. |
Isso significa, nas palavras do Inmetro: “O processo de certificação propicia, com adequado grau de confiança, que o produto atende a requisitos mínimos de segurança, estabelecidos em uma norma ou regulamento técnico, o que é demonstrado através de ensaios em laboratórios competentes, conduzido por um certificador reconhecido pelo Inmetro. Entretanto, o fato do produto ter sua conformidade avaliada, não exime o fornecedor de responsabilidade pela sua qualidade.” Leia mais aqui.
Se você vai comprar um brinquedo para um criança, fique atenta/o!